sexta-feira, 27 de abril de 2007

e06- Agregadores

A)Agregadores
Agregadores são programas feitos para interpretar o conteúdo de um arquivo RSS ou Atom. Eles funcionam mais ou menos da mesma forma que o navegador que você está usando agora para ler este texto. Lê o conteúdo de um arquivo cheio de códigos e apresenta este conteúdo em uma forma que você possa entender.

Usando um agregador para se inscrever em todos os sites que você costuma acessar periodicamente e que publicam algum feed poupa tempo e facilita sua vida, pois possibilita agrupar em apenas um lugar toda a informação que você deseja consumir na web.

Existem dois tipos de agregadores: desktop e baseados em web (ou web-based, como eu prefiro chamar).

Agregadores desktop são programas comuns, que ficam instalados no seu computador. Você copia o endereço do feed e usa o comando “novo feed” ou algo similar do agregador para se inscrever no blog a que o feed pertence.

Já os agregadores web-based são basicamente sites que funcionam como se fossem um programa, uma aplicação. Você acessa o site do agregador e procede mais ou menos da mesma forma que procederia em um agregador desktop para se inscrever em determinado feed. A grande vantagem de usar um agregador web-based é que, como ele não está instalado no seu computador, você pode acessar seus feeds de qualquer lugar seja na faculdade, no trabalho, na casa de um amigo ou um cybercafé. Além de funcionar em qualquer sistema operacional que tenha um navegador web suficientemente moderno.
Tags Sobre Contato Encontrar

B)Exemplos de Agregadores desktop
Thunderbird - que também é um excelente cliente de emails (Windows, Linux, Unix e MacOs)
Feed Demon - infelizmente não é gratuíto (Windows)
NetNewsWire (MacOs)
FeedReader (Windows)
AmphetaDesk (Windows, Linux, Unix e MacOs)
Navegadores modernos, como Opera, Firefox (ambos para Windows, Linux e MacOS), Internet Explorer 7 (Windows) e Safari (MacOs)

Exemplos de Agregadores web
Bloglines - considerado o melhor pela maioria das pessoas
Rojo
NewsGator
Google Reader - Agregador web-based favorito

c)RSS é uma forma nova de distribuir notícias pela internet. Ao usar o RSS, você não precisa visitar todos os seus sites favoritos para saber o que eles publicaram, pois um software o avisa toda vez que uma nova informação for publicada.
O formato foi criado em 1997, usando a tecnologia XML (Extensible Markup Language) para a publicação automática de conteúdo e links de um site em outros. Também permite o uso de programas conhecidos como leitores RSS ou agregadores, que reúnem o conteúdo de diversos sites em uma só interface.


Ao contrário do RSS, Atom não é uma sigla, mas também é um formato para divulgação de notícias. Há quem diga que esse projeto é, inicialmente, uma proposta de unificação do RSS 1.0 e do RSS 2.0. O Atom também é baseado em XML, mas seu desenvolvimento é tido como mais sofisticado. O grupo que nele trabalha tem até o apoio de grandes corporações, como o Google.É um protocolo ao nível da aplicação para publicar e editar Fontes web que são periodicamente atualizadas, como por exemplo Blogs.


A Resource Description Framework (RDF) é uma linguagem para representar informação na Internet.Arquivos RDF são modelos ou fontes de dados, também conhecidos como metadata, tecnologia endossada e recomendada pela W3C desde fevereiro de 1999, tendo como principais objetivos criar um modelo simples de dados, com uma semântica formal, usar o vocabulário URI-based e uma sintaxe XML-based e suportar o uso de XML. Os arquivos RDF têm três componentes básicos: recurso, propriedade e indicação, o que torna a linguagem altamente escalável.
Recurso: Qualquer coisa que pode conter um URI, incluindo as páginas da web, assim como elementos de um documento XML.
Propriedade: Um recurso que tenha um determinado nome e possa ser utilizado como uma propriedade
Indicação: consiste na combinação de um recurso, de uma propriedade, e de um valor.

Nenhum comentário: