quarta-feira, 13 de junho de 2007

e10- Troca

1) Atividade e06 - agregadores:
Ou feed-readers são os programas que baixam e exibem notícias recebidas por meio de RSS (Sigla que significa tanto Really Simple Syndication ou RDF Site Summary). O s agregadores podem fornecer de tudo até alertas metereologicos e informaçoes de weblogs.Em uma busca rapida pela internet você pode encontrar mais de 50 programas dedicados a escanear feeds de notícias por assinatura.
Exemplos: Itunes e Mozilla Firefox.


http://fenac.blogspot.com/


2) Atividade e07- freeware, shareware,open source e outros bichos:
- Freeware:
é um programa de computador (software) gratuito ao público, ou seja, no qual não é preciso pagar para utilizá-lo.
- Shareware:
são produtos informáticos que o utilizador (usuário) pode experimentar num determinado período antes de o adquirir. Passado esse tempo tem de o registar ou deixará de funcionar ou perder algumas funções.
- Open Source:
é um tipo de software cujo código fonte é público. O software de código aberto respeita as 4 liberdades definidas pela Free Software Foundation, porém, não estabelece certas restrições como as contidas na GPL.
-
Existem programas confiáveis, seguros, de qualidade superior, nem todos são. Um exemplo: spyware é um programa destes, porem, gera transtornos em seu sistema, no caso normalmente o Windows.

http://incriveletirano.blogspot.com/



3) Atividade e08 - Segurança na Web

a) Vírus: pequeno programa que invade o computador para alterar ou roubar informações podendo causar danos no sistema operacional e/ou danos pessoais. Os vírus de computador possuem três categorias principais: vírus de programa (ou parasitário), vírus de setor de boot e vírus de macro.As formas mais comuns de contaminação é através de anexos em email, antivírus desatualizado, links falsos, entre outros.

b) Cookie: São dados que contém um identificador anônimo que são enviados através de um site da web e guardado no disco rígido do computador. Os cookies são sempre um problema de segurança, pois pessoas podem conseguir acesso aos seus dados pessoais.

c) Firewell: É um dispositivo de uma rede de computadores que tem por função regular o tráfego de rede entre redes distintas e impedir a transmissão de dados nocivos ou não autorizados de uma rede a outra. É necessário para impedir o acesso ao seu computador sem autorização. Ele ajuda no combate a vírus e cavalos-de-tróia, uma vez que é capaz de bloquear portas que eventualmente sejam usadas pelas "pragas digitais" ou então bloquear acesso a programas não autorizados.

d) Como evitar que crianças acessem websites com conteúdo inadequado? Existem ferramentas que ajudam nesta tarefa? Como elas funcionam? Para evitar o acesso a sites inadequados é preciso bloqueá-los. Existem servidores que ajudam a controlar o acesso a esses sites mantendo informações sobre a base de dados dos Usuários, Usuários Bloqueados, Sites permitidos, Sites Proibidos, Palavras Chaves, Lista dos Sites acessados e estatística de uso por Usuário/Site. Existem também softwares que ajudam no bloqueio como: iBlocker Plus, Zone Alarm Security Suíte, Parental Filter, entre outros. As ferramentas permitem o acesso aos sites bloqueados apenas pelo usuário que possui uma senha, como por exemplo o dono de uma empresa.

e) Backups: Backup é quando voce copia os dados do HD ou de um dispositivo para outro podendo recupera-los mais tarde. O backup pode ser feito por: cd-rom, dvd, disco rígido externo e fitas magnéticas. Existem muitos softwares para criação de backups e a posterior reposição. Como o Norton Ghost, o Partition Copy do Linux, e o S.O.S Backup da Virtos.

f) VPN: Rede de comunicações privada utilizada por empresas construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.

g) PGP: É um software que usa criptografia para proteger a privacidade do e-mail e dos arquivos guardados no computador do usuário.Quando um usuário codifica os dados com PGP, o PGP primeiro comprime os dados. Compressão de dados economiza tempo de transmissão de modem e espaço de disco e, mais ainda, fortalece a segurança da criptografia

h) Certificação Digital: É um documento criptografado que contém a chave pública do usuário e os dados necessários para informar sua identidade. Para obter uma certificação digital é necessário procurar uma Autoridade Certificadora (AC). Uma AC tem a função de verificar a identidade de um usuário e associar a ele uma chave. Essas informações são então inseridas em um documento conhecido como certificado digital.

i) Crimes Cibernéticos: Os crimes cibernéticos se expandem cada vez mais e causam danos enormes aos usuários de computadores. São crimes difíceis de serem rastreados e previstos e que se tornam cada vez mais ilícitos. Deveria ser criada uma lei de danos morais a qualquer prejuízo que uma pessoa possa ter por terceiros na internet, seja financeiro ou moral, e que seja também inserida uma espécie de punição.

http://infopp.blogspot.com/